top of page

VINICOLA GUASPARI: ENOLOGIA BRASILEIRA

Inaugurada em 2006, a vinícola, que se localiza no interior de São Paulo produz vinhos autênticos brasileiros com métodos modernos e pioneiros no país.



No interior de São Paulo, mais precisamente na cidade de Espírito Santo do Pinhal, está localizada a Vinícola Guaspari, idealizada por Marina Guaspari e que se tornou conhecida por cultivar e produzir vinhos próprios em um modo de produção até então inédita no país.


Aberto para visitantes, a área dispõem de plantações de uvas, oliveiras e macadâmia, mas fica por conta do vinho o seu sucesso.


A duas horas da cidade de São Paulo, a vinícola dispõem de uma arquitetura florida e ambiente típico europeu, dando um ar de tranquilidade para usufruir do que já de melhor para apreciar seus produtos.


Muito procurada por turistas, que queiram dar uma saída rápida e procurar sossego, precisa fazer reserva para ir, com dois horários de visita guiada em grupo, sendo as 09:30 e 14:30, podendo optar por uma visita individual (privativo).


O pacote privativo custa 300 reais por pessoa e em grupo, 200 reais, também por pessoa.


Como a reserva acabou acontecendo as pressas, a partir de uma desistência, ficamos com o tour em grupo, que já estava se iniciando quando chegamos, as 10:00 da manhã depois de 2 horas de viagem.


Na portaria, ainda no carro foi dado as pulseiras de identificação, já que no dia, haveria os dois grupos dos dois horários destinados para visitação.



Chegando, se entra na sala de estar da casa, onde o grupo que íamos participar ja estava começando o tour.


O passeio se consiste em três etapas, sendo a primeira, assistir a um video sobre a vinícola, onde é contado toda a história, as plantações que lá existem, além dos processos de produção dos vinhos feitos no local.


Há também incluso, visita as oliveiras e as uvas, colheita, conhecer os processos de produção dos vinhos tintos e brancos, os barris de armazenamento, degustação com frios incluídos, terminando com um almoço de menu idealizado pela Chef Janaina Rueda, dona da casa porco bar, eleito no começo do mês o sétimo melhor restaurante do mundo pelo guia Michelin, um dos mais renomados e respeitada guias de gastronomia e avaliação do ramo no mundo.



COLHEITA:


Na parte da colheita, os visitantes vão até as parreiras das plantações em uma área mais alta e enso