Para ver e se deliciar: confira 15 filmes e séries sobre gastronomia.

Atualizado: 16 de jan.


A gastronomia não está presente só no dia a dia das pessoas e dos profissionais. Ela também se encontra em muitos seriados e filmes, que mostram um pouco do amor pela culinária e como preparar pratos deliciosos - ou nem tão gostosos assim. Conheça algumas dessas obras que falam sobre gastronomia:


1.Ratatouille (2007)


O famoso filme da Pixar Studios mostra que até mesmo um rato pode fazer pratos deliciosos. O longa conta a história de Remy, um ratinho que vive em Paris, na França, e tem o sonho de se tornar um chef de cozinha. A obra está disponível no Disney+.


2. Chef (2014)


Carl é um chef de cozinha de um restaurante famoso em Los Angeles, nos Estados Unidos. Mas ele costuma arranjar problemas com o dono do estabelecimento por querer modificar o cardápio. Depois de uma resenha negativa de um crítico gastronômico, ele é demitido e a sua briga com o patrão vai parar na internet - fechando todas as portas dos restaurantes da cidade para ele. Assim, Carl precisa recomeçar a vida com a ajuda de sua ex-esposa. Disponível no Globoplay.


3. Julie & Julia (2009)


Julie é uma nova iorquina frustrada com seu trabalho, que decide preparar as 524 receitas do livro de culinária de Julia Child. Estrelado por Meryl Streep e Amy Adams, “Julie & Julia” conta a história dessas duas mulheres e seu amor pela gastronomia. O filme está disponível no Star+.


4. Sushi a La Mexicana (2014)


Disponível na Netflix, este filme conta a história de Juana, uma mãe latina que deseja se tornar uma chef de cozinha talentosa. O seu sonho é trabalhar em um restaurante japonês - um ambiente dominado por homens.


5. Como um Chef (2012)


Com uma situação financeira precária, Jacky Bonnot precisa aceitar diversos empregos temporários em pequenos restaurantes. Ele é muito habilidoso na cozinha, mas nunca conseguiu provar seu valor. Entretanto, a situação começa a mudar quando ele conhece o chef em decadência, Alexandre Lagarde - que está prestes a ser demitido do estabelecimento em que trabalha e será substituído.


6. Os Sabores do Palácio (2012)


Longa baseado na história de Danièle Mazet-Delpeuch, a cozinheira do presidente François Mitterand. Na obra, Hortense Laborie é uma chef famosa que acaba sendo convocada para trabalhar no Palácio de Eliseu - e servir o presidente da França. No começo, ela é malvista pelos funcionários do local, mas com o tempo, seus pratos conquistam o político e a situação muda completamente.


7. Toast: A História de uma Criança com Fome (2010)


Nigel é uma criança apaixonada por gastronomia, mesmo que sua mãe não soubesse nem fazer torradas. Depois da morte dela, o pai do menino se casa com uma ótima cozinheira e, Nigel passa a competir na cozinha com sua madrasta pela atenção do pai. O filme é baseado na história do chef Nigel Slater e está disponível no Prime Video.


8. Chocolate (2000)


Uma jovem mãe solteira acaba de se mudar para uma pequena cidade na França, com sua filha, e decide abrir uma loja de chocolates. Os habitantes da cidadela não vão muito com a cara dela, mas com o tempo, ela vai cativando a todos por meio de seus doces.


9. Pegando Fogo (2015)


Adam Jones era um chef respeitado de Paris, mas o uso excessivo de drogas e álcool acabou com sua carreira. Depois de passar um tempo nos Estados Unidos, ele recebe uma segunda chance em Londres, ao ser contratado por seu antigo maître para trabalhar num restaurante refinado. Agora, ele tem a possibilidade de conquistar a terceira estrela Michelin que tanto sonhava. O longa está disponível na Netflix.


10.Chef’s Table (2019)


Esta série documental da Netflix é ideal para quem deseja conhecer de perto a cozinha de chefs renomados. Cada episódio conta um pouco do dia a dia do profissional e seus desafios. O seriado tem seis temporadas e é perfeito para maratonar e conhecer diversos chefs famosos.


11. A Festa de Babette (1987)


Um clássico gastronômico, “A Festa de Babette” fala sobre duas filhas de um pastor que decidem contratar uma cozinheira parisiense para tomar conta da cozinha de sua casa. Depois de anos, elas decidem comemorar o centenário do pastor e a profissional prepara uma refeição inesquecível.


12. Street Food: América Latina (2020)


Esta opção é perfeita para quem ama conhecer a culinária latina. A série documental da Netflix tem seis episódios que mostram cidades com a gastronomia de rua marcante.


Os capítulos se passam em Buenos Aires (Argentina), Salvador (Brasil), Oaxaca (México), Lima (Perú), Bogotá (Colômbia) e La Paz (Bolívia).


O seriado também tem uma versão asiática, para quem deseja conhecer mais da culinária oriental.


13. Somebody feed Phil (2020)


Philip Rosenthal viaja o mundo experimentando a culinária de diversos países.

Neste seriado, os espectadores descobrem pratos e destinos incríveis junto do apresentador.

Só um spoiler para os curiosos, o primeiro episódio da quarta temporada da série se passa na cidade do Rio de Janeiro (RJ).


14. Da África aos EUA: Uma jornada gastronômica (2021)


Quer conhecer um pouco mais sobre a origem de pratos norte-americanos?

Então, esta minissérie da Netflix é perfeita para você.

Na obra, o chef e escritor Stephen Satterfield viaja pelo mundo para descobrir a fundo as receitas que influenciaram cada prato.


15.Os Mestres da Fritura (2021)


Para os amantes de frituras, essa série é de dar água na boca!

O crítico gastronômico Daym Drops viaja por diferentes regiões dos Estados Unidos, para conhecer e provar os pratos mais gordurosos desses locais.

Disponível na Netflix.










8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo