top of page

O BOM DE GARFO E AS OLIMPIADAS

Aproveitando o momento das olimpiadas de Paris, o blog traz uma lista de todos os restaurantes franceses visitados ao longo desses 4 anos.



Entre os dias 24 de julho e 11 de agosto acontecem os jogos olimpicos da era moderna na cidade de Paris, capital da França.


Como uma pequena homenagem ao momento o blog traz uma lista de todos os restaurantes franceses visitados pelo blog ao longo de 4 anos.



  1. FREDDY


Um dos restaurantes mais antigos da cidade de São Paulo, o Freddy se destaca por sua sofisticacao e um extenso e excelente menu, escrito em francês, com receitas que é incomum na gastronomia atual, tal como carpaccio de chester, por exemplo.


Do cardapio, se destaca a Vickyssoise, que é uma sopa fria e/ou quente de alho poró de entrada e o suflê de Crevetes (Camaroes), grandes e macios.


2. ILE DE FRANCE


Iconico restaurante de Curitiba, o Ile De France mudou de endereço, mas a essência da cozinha tradicional francesa continua a mesma.


Localizado agora no Batel, o restaurante preserva a antiguidade e a tradição francesa dos anos 50 em seus pratos e na maneira de servico, mesmo não estando entre os melhores atualmente, se salva pela sua história marcante na gastronomia curitibana.



3. LE PRESIDENT


Restaurante de Erick Jaquin, o Le President, na rua da Consolação, é puro charme e sofisticao, contrastando com as tradicionais receitas francesas, duas delas trazidas por Jaquin, que no caso são o Petit Gateau e o Tartar.


No cardapio, destaca-se essas duas receitas, combinando tudo com um bom vinho.


Apesar do preço, vale a pena a visita.



4- LE EPICIERE


Com clima de bistrô, o restaurante Le Epiciere, detém de um ambiente calmo e sofisticado no meio do bairro Bigorrilho, em Curitiba.


Bom clima para jantar, o blog foi visitar na hora do almoço e não há muita diferença.


A qualidade é a mesma.


No cardapio, se destaca a Tarte Tartin de sobremesa e o Steak Tartar de entrada.


Não é caro e se come bem.



5- LE BIFE


Um dos primeiros restaurantes visitados pelo blog, o restaurante Le Bife, que na época era administrado por Erick Jaquin, tem seu foco gastronômico em carnes e saladas, com variadas opcoes de cortes e partes em um cardápio médio, mas generoso.


Entre os destaques, estao o assado de tira e o file poivre, com molho de pimenta verde, junto a uma variedade de guarnicoes que sao passadas pelo garcom, que nem em churrascaria.


Boa relação custo beneficio.



6- LE PAIN COTIDIAN


Padaria originaria de Paris, o Le Pain Cotidien abriu 3 filiais na capital paulista, uma delas na rua da consolação, tambem um dos primeiros que o blog foi visitar, em Dezembro de 2020.


Com boas opcoes de sucos e saladas, o foco do estabelecimento é mais na panificação do que na cozinha quente, mas ha opcoes da culinaria francesa como crossaint e baguete.


Lugar versátil onde da para comer lanche, almoço e janta.



7- LE JARGUIN


Localizado no iconico hotel recém inaugurado Roosewod, de Londres, na Rua da Consolação, o restaurante é aberto ao publico e detem de um ambiente bem sofisticado ao melhor estilo ingles.


Detalhes das loucas e talheres chamam a atenção, destaque para a hora de chegar o café, que vem em uma bandeja de aço, bem limpa, com acucar, a xicara e adocante a disposição.


Muita finura, mas vale a pena.



*Todos os dados e informações contidas são da época da visita, entre 2020 e 2023.


A gastronomia francesa é uma das mais conhecidas do mundo, há muitos restaurantes do ramo no Brasil, esses da lista são apenas alguns, e quase todos eles se tornam uma boa opção nesse momento olimpico.




































4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page