Mercado De Vinhos E Espumantes Projeta Segundo Semestre De Bons Negócios
Vendas devem ser potencializadas pela categoria de espumantes e pela promoção de eventos do setor.
Após atingir índices históricos de consumo durante a pandemia, o mercado nacional de vinhos e espumantes segue empenhado na busca pela manutenção dos bons resultados.
Nos primeiros meses de 2023, o setor apresentou um leve aumento de vendas em comparação com o mesmo período do ano passado - e o espumante segue avançando na preferência dos consumidores.
Com a qualidade do produto nacional cada vez mais comprovada por premiações de todo o mundo, a cadeia vitivinícola se prepara agora para apresentar novidades para o mercado e vislumbra um segundo semestre de bons negócios.
A projeção otimista do setor para os próximos meses é reforçada especialmente pela categoria de espumantes.
Em 2022, mais de 70% das vendas da bebida borbulhante se concentrou no segundo semestre, apontam dados da União Brasileira de Vitivinicultura, a Uvibra.
“É claro que o segundo semestre concentra uma procura maior em função das festividades de final de ano, mas há um aumento de percepção no geral em relação ao espumante nacional. Nós observamos que a bebida vem se consolidando cada vez mais nos lares brasileiros, ao se tornar uma opção mais eclética, democrática. Esse reconhecimento do consumidor, é claro, oportuniza maior volume de vendas”, pontua o presidente da Uvibra, Daniel Panizzi.
Os próximos meses, ainda no primeiro semestre, devem concentrar estratégias especialmente para o comércio de vinhos finos.
O superintendente da Domno Wines e Ponto Nero, Jones Valduga, lembra que o período mais frio do ano - que abrange os meses de junho, julho e agosto - deve movimentar a venda de vinhos tintos.
“O ano começou desafiador, com os dois primeiros meses aquecidos em vendas, e depois vimos uma leve parada no mercado, especialmente no mês de abril. Mas vale ressaltar que a promoção do mercado do vinho, importado ou nacional, vem sempre forte porque desmistificou o produto e ajudou na popularização dele para todas as classes. Então acreditamos em uma constância e até um crescimento contínuo neste ano”, projeta o superintendente.
A análise de Valduga está alinhada também com os dados da Ideal Consulting, que apontam um leve aumento de 2% nas vendas do setor no primeiro bimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado.
A empresa de inteligência de mercado atua no segmento de vinhos e espumantes e avalia que o inverno será importante para o “sell-out” dos vinhos finos, fazendo com que o segundo semestre seja de reabastecimento do mercado.
Eventos do setor também ajudam a potencializar vendas no mercado de vinhos
As boas expectativas do setor para o segundo semestre encontram força também no calendário de eventos.
Realizada de 12 a 14 de setembro de 2023, a Wine South America (WSA) será na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes no Brasil.
A visitação do evento é qualificada e direcionada especialmente a profissionais do segmento que irão conhecer os últimos lançamentos em vinhos e espumantes do Brasil e de mais 11 países.
Em abril, a promoção da feira englobou também a divulgação internacional.
Uma comitiva brasileira viajou para participar da Vinitaly, feira irmã da Wine South America e considerada uma das principais feiras de vinhos do mundo, realizada em Verona, na Itália.
Compradores e produtores do setor viajaram ao país italiano junto da equipe de promoção e divulgação da WSA.