Dia Nacional do Sorvete: Receitas Para Os Apaixonados Por Vinho

Confira receita especial indicada pela sommelière da Wine, Marina Bufarah de Souza, para celebrar a data comemorativa em alto estilo.



O dia 23 de setembro é oficialmente o Dia Nacional do Sorvete, uma das sobremesas mais consumidas pelos brasileiros em estações quentes.


A data foi criada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) com o intuito de promover o consumo dessa delícia gelada em dias mais frios, quando taças e casquinhas de sorvete ganham coberturas especiais e se tornam ainda mais irresistíveis.


Dizem que o sorvete foi criado na China, há mais de quatro mil anos, quando uma mistura de leite e arroz foi congelada na neve e deu origem a uma sobremesa parecida com o que por aqui nossas crianças conhecem como raspadinha.


Era uma iguaria consumida apenas pela nobreza porque o leite e os equipamentos de refrigeração não eram acessíveis para grande parte da população. 


Tempos depois, a receita embarcou em navios e chegou à Itália pelasmãos do explorador Marco Polo, onde ganhou provavelmente alguma versão semelhante ao que os italianos hoje em dia orgulhosamente chamam “gelato”.


Com a popularização de equipamentos de refrigeração de alimentos, a sobremesa deixou de ser exclusiva do cardápio da nobreza europeia e se espalhou para o resto do mundo.


Receita Especial Com Sorvete:


Em cada país, o sorvete é consumido de uma maneira diferente.


Por aqui, pode ser encontrado com facilidade em formato de picolé, em casquinhas e em belíssimas taças decoradas com caldas e confeitos.


Sem falar das receitas tradicionais como a banana split que foi criada por um farmacêutico no estado americano da Pensilvânia há mais de um século em 1904 e pode ser facilmente encontrada mundo afora. 


O que não falta são inovações para consumir sorvetes.


Há combinações para todos os gostos e paladares.


E, para os amantes de sorvete que também apreciam vinhos, a Sommelière da Wine, Marina Bufarah de Souza, selecionou uma receita incrível para mostrar que juntas essas delícias são ainda mais saborosas!


É a receita Apothic Red Float, criada pela vinícola californiana Apothic, que traz o vinho tinto Apothic Cabernet Sauvignon, um rótulo encorpado com taninos macios e acidez média, como ingrediente principal de uma cobertura deliciosa e de rápido preparo, ideal para fechar um jantar de uma maneira especial e repleta de charme.


Apothic Red Float


Ingredientes:

1 xícara de sorvete de creme


4 cerejas picadas


½ xícara de Apothic Cabernet Sauvignon 2019


¼ xícara de Club Soda


Modo de preparo:


1. Adicione o sorvete e as cerejas em uma taça de vinho ou de sobremesa.


2. Despeje o vinho.


3. Complete com club soda.


4. Aproveite imediatamente.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo