top of page

Dia Mundial do Pão (16/10): Conheça a História e Diferentes Versões Do Alimento

Com registros de 12 mil anos atrás, o pão é símbolo de combate à fome e ganhou até data no calendário oficial da ONU.



Resultado perfeito da união entre farinha de trigo, água e calor, o pão é um alimento milenar que consta na história entre 4 e 10 mil anos antes de Cristo.


Presente em culturas religiosas e laicas ao redor do mundo, a mistura original era dura e amarga até cerca de 500 anos a.C., quando a humanidade descobriu a fermentação e os fornos de argila e, futuramente, de metal.


Desde então, com centenas de variações, o pão ganhou um dia para chamar de seu: em 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Pão, alimento que preenche mesas das mais simples às mais luxuosas.


Hoje em dia, pode ser feito com trigo, milho, soja, centeio, batata, mandioca, cenoura… Além das versões sem refino, glúten, e até com farinha integral. 

 

Na Boulangerie Carioca, rede de padarias no estilo francês com produtos diferenciados para almoços, cafés e refeições a qualquer hora do dia, o pão é a prata da casa.


São mais de 20 opções de lanches como croissants, croques, sanduíches quentes e frios, torradas, tartines e outros, para consumo no local.


Além de especiais para levar, como ciabattas, baguetes e pães de fermentação natural multigrãos, de abóbora ou de cerveja preta com linguiça.


Confira os destaques da marca: 


Sobre a Boulangerie Carioca


Inspirada nas mais sofisticadas padarias e cafeterias francesas, a rede abriu as portas da primeira loja em 2015 e encanta os clientes com um ambiente aconchegante e uma seleção variada de delícias parisienses e da culinária mundial, como macarons, pães, doces, quiches, croissants e outros quitutes fresquinhos.


Para atender o público em todos os horários, a Boulangerie Carioca reposicionou a marca e passou a servir também opções de brunch, sopas e pratos rápidos.


Este ano, como parte do Grupo Antaris Franchising, pretende chegar até dezembro com 10 unidades.


Com lojas de rua, de shopping ou mesmo quiosques, a marca chama atenção e se adapta a públicos de metrópoles ou cidades menores.


O investimento inicial é de R$ 400 mil, com retorno previsto entre 18 e 36 meses. Saiba mais aqui.



Sandwichs chauds et froids


Com opções na baguete ou ciabatta recheadas, os sanduíches quentes ou frios são o charme do cardápio. Entre as opções quentes, destaque ao Lyon, com salame, mussarela, tomate seco, rúcula, azeite e pimenta do reino.


Já entre os frios, o Estrasburgo leva salmão defumado, mussarela de búfala, rúcula, pepino, azeite e pimenta do reino.


Croque


Feito com fatias mais grossas de pão, o croque é um lanche que muda seu nome a partir dos recheios.


O mais clássico, croque monsieur, leva presunto, queijo gruyère, mussarela e molho bechamel.


Croissant


Clássico da culinária francesa, o croisssant é uma massa em formato de lua que leva manteiga e ovos e é modelada antes de ir ao forno.


Pode ser recheado ou simples, para comer acompanhado de manteiga, queijos, geleia, mel ou o que mais a imaginação pedir.


Pão italiano


Com adição de iogurte à massa tradicional, este grande pão redondo é ideal para acompanhamentos quentes, devido à casca mais firme e interior macio e saboroso.


Em noites frias, pode ter o tampo retirado para preenchimento com sopa ou fondue.


Pão multigrãos de fermentação natural 


Com tempo médio de produção entre 3 e 6 horas, o pão multigrãos de fermentação natural apresenta menor índice glicêmico, sendo mais saudável e saciando melhor.


Entre os grãos, destacam-se quinoa, linhaça, gergelim, chia e semente de girassol.


Pão de abóbora fermentação natural


Feito com processo semelhante, o pão de abóbora é finalizado com sementes do vegetal e outros grãos, que tornam o resultado ainda mais especial.






23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page