DIA DO VEGANISMO: PRATOS DELICIOSOS SEM ABRIR MÃO DA CAUSA ANIMAL


Criado em 1994, o Dia Mundial do Veganismo é celebrado em 1 de novembro.

A ideia por trás da data é, não apenas fazer com que mais pessoas conheçam o movimento, mas também promover a conscientização para o meio ambiente e as causas animais.

Para atender ao público vegano e promover momentos agradáveis entre adeptos e não-adeptos da dieta sem derivados de animais, muitos restaurantes incluíram receitas veganas em seus cardápios.


Bistrot de Paris:


Para quem é apaixonado por massa, a casa do premiado chef francês Alain Poletto oferece o Spaghetti de Pupunha, mini legumes frescos e molho Pesto de Manjericão.

Na Villa San Pietro, escondida no meio da agitação dos Jardins, o Bistrot de Paris foi repensado em todos os detalhes para se tornar um autêntico bistrot francês e oferecer uma verdadeira experiência de bistronomia, fazendo com que os visitantes sintam-se na França e rendendo ótimos cliques para as redes sociais.

Pautado por sua vivência, o sócio-chef Alain Poletto, assina o cardápio de clássicos incontornáveis, o que reforça ainda mais seus laços com a verdadeira cozinha francesa com pratos como o magret de pato aux fruits rouges, Bœuf Bourguignon, steak tartare e confit de pato, entre outros. Isso tudo sem deixar de lado seu lado criativo com sugestões especiais servidas todos os dias, resultado de uma cozinha autoral.

“Quero trazer de volta as letras de grandeza aos ingredientes menos nobres, valorizada com a técnica e o savoir faire, da alta gastronomia”, explica Alain.

A filosofia do restaurante é de muito rigor nos bastidores: a origem e a sazonalidade dos produtos, a seleção das receitas seguindo técnicas clássicas, o serviço atencioso e a completa carta de vinhos com forte representatividade francesa e excelentes opções em taça.


A decoração também apresenta roupagem característica.


A fachada com seus detalhes é uma passagem à França, o salão principal traz estofado vermelho com suas típicas barras de latão; gravuras originais das décadas de 1920 e 1930, incluindo o passo a passo de como se apreciar um bom vinho, de Charles Martin, e os desenhos do célebre ilustrador francês (e amante de Coco Chanel), Paul Iribe.


Serviço: Rua Augusta, 2542 - Jardim Paulista | Tel.: 11.3063-1675


PRAÇA SÃO LOURENÇO:


Para os amantes da natureza e dos lugares abertos, o Praça São Lourenço é um dos poucos restaurantes da cidade que oferece aos seus clientes um lindo jardim com jabuticabeiras, palmito imperial e figueiras, além de um lago com carpas, uma casa da árvore para as crianças e mesas ao ar livre, onde podem ser registrados momentos agradáveis.

Por lá, experimente a Moqueca Vegetariana (Inhame e quiabo grelhado, tomate assado, leite de coco, cebola, dendê e coentro) e os Vegetais Defumados (Beterraba, brócolis e pupunha defumados na lenha, sobre berinjela temperada com hortelã e ervas).


Serviço: Rua Casa do Ator, 608 – Vila Olimpia | 11.3053-9300


MERCEARIA DO CONDE:


A Mercearia do Conde, casa comandada pela restauratrice Maddalena Stasi, também incorporou deliciosos pratos veganos ao cardápio.


Lá, é possível experimentar o delicioso Legumes Thai ao Curry Vermelho com Lichia e Arroz Jasmim e a Moqueca de Banana-da-Terra, farofa, Arroz com Castanha-do-Pará e Saladinha de Couve.


Com um ambiente lúdico e muito colorido com fadas e trapezistas, sacolas de feira, quadros e relicários, a Mercearia do Conde já faz parte dessa esquina da rua Joaquim Antunes desde 1991.


Logo no começo, a casa era uma mercearia de verdade e vendia queijos, vinhos, cereais a granel e pães.


Com o passar do tempo, foram incluindo algumas receitas de família, colocou-se uma mesa num fim de semana.


Por fim se renderam a demanda da clientela e a Mercearia do Conde tornou-se um restaurante com pratos variados que combinam a brasilidade com toques orientais.

Foram pioneiros em trazer tendências para o cardápio como o suco de mexerica, nhoque de mandioquinha entre e outros.

Atualmente ainda guarda resquícios do antigo armazém, com azulejos brancos e objetos pendurados pelo teto.


Serviço: R. Joaquim Antunes, 217, Jardim Paulistano | Tel.: (11) 3081-7204


Avec:


No recém inaugurado avec, do chef Lucas Bassoleil, as opções veganas são Homus com Falafel (Porção de homus com falafel) e Berinjela Oriental (Berinjela assada com molho oriental).

O objetivo do avec é reunir as pessoas em um ambiente agradável. Famílias, casais, amigos e pets se sentirão bem-vindos no espaço.


A experiência gastronômica do chef, que já viajou e trabalhou em vários países, ajuda a compor um cardápio repleto de sabores únicos.


Serviço: Av. Brig. Faria Lima, 120









1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo