Dia do Macarrão - Wine Conta Um Pouco Da História Da Data E Dá Dicas De Harmonização


Data é comemorada no dia 25 de outubro



O Dia Nacional do Macarrão é uma data comemorativa oficial do Brasil, celebrada no dia 25 de outubro.

A origem do macarrão é incerta.

Muitos pesquisadores atribuem sua criação aos povos da Assíria e da Babilônia, em 2.500 A.C., outros aos chineses um pouco depois.


Embora seu surgimento tenha muitas teorias, é certo que o macarrão como conhecemos hoje foi popularizado pelos italianos.

A ideia mais aceita é de que a massa tenha sido levada pelos árabes à Sicília no século IX, quando conquistaram a ilha e os italianos adaptaram e inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos, incorporando ao macarrão a farinha de grano duro.


No Brasil, ele chegou com a imigração italiana no início do século XIX.


A novidade estimulou a cultura do trigo, a construção de moinhos e a criação das primeiras fábricas de massas, contribuindo na economia e também na distribuição dos alimentos.

Por ser um alimento muito democrático, ele rapidamente caiu no gosto dos brasileiros, que o incorporaram ao seu dia-a-dia e em momentos especiais.


Para celebrar esse dia tão simbólico, Marina Bufarah e Thamirys Schneider, especialistas da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, trazem algumas dicas de harmonizações.

“De receitas do cotidiano às mais elaboradas, não é surpresa que o vinho proporciona uma experiência ainda mais enriquecedora ao macarrão, com uma explosão de sabores e sensações”, diz Marina.


Para o tradicional macarrão à bolonhesa, Marina indica o Monteguelfo D.O.C.G. Chianti 2020 (https://www.wine.com.br/vinhos/monteguelfo-d-o-c-g--chianti-2020/prod26458.html), que tem a estrutura perfeita para equilibrar a acidez do molho de tomate e a proteína da carne moída.


Mas se a receita for o clássico carbonara que leva ovos, bacon e queijo parmesão, um branco com boa acidez como o Que Guapo Branco 2021 (https://www.wine.com.br/vinhos/que-guapo-branco-2021/prod26866.html), vai limpar o paladar, trazer frescor e deixar um gosto de quero mais.


Chegou até aqui com água na boca, não é mesmo?


Ainda não acabou e a próxima dica da Sommelière da Wine é um talharim com camarões ao molho branco que pede um rosé frutado e refrescante como o Le Rosé de S. I.G.P. Méditerranée Rosé 2019 (https://www.wine.com.br/vinhos/le-rose-de-s--i-g-p--mediterranee-rose-2019/prod25114.html).


Para fechar com chave de ouro, uma receita leve e muito saborosa, o spaghetti ao pesto com tomate cereja e mussarela de búfala.

“O frescor desse prato vai harmonizar bem com os toques cítricos do Espumante Lobo Negro Brut (https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-lobo-negro-brut/prod26147.html)”, diz Thamirys.


Agora é só aproveitar a magia da harmonização com seu vinho e o prato escolhido!




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo