Conheça Restaurantes de Periferia Que Fazem Ações Comunitárias

Atualizado: 25 de jun. de 2021

A periferia brasileira é um berço de ideias criativas, como o funk. As comidas, por sua vez, não ficam para trás. É possível encontrar uma série de restaurantes nas comunidades com sabores que conquistaram todo o País. O blog Bom de Garfo separou não só estabelecimentos que nasceram neste contexto, mas que também promovem ações sociais. São iniciativas que visam fomentar a região e dar novas oportunidades aos moradores. Conheça!


1. Organicamente Rango]


A proposta do Organicamente Rango é democratizar a alimentação orgânica na periferia de São Paulo (SP). Localizado na região do Campo Limpo, o restaurante vende itens cultivados por pequenos produtores. O que não é comercializado, no entanto, é transformado em refeições saborosas pela chef Tia Nice. Os pratos são vendidos no local e também via delivery. Dentre os carros-chefes da cozinha, estão: lasanha de berinjela, feijoada e baião de dois.


Além das vendas, o restaurante prepara cerca de 200 marmitas diariamente. Elas são distribuídas entre a população carente da zona sul da cidade. É possível contribuir com a ação por meio de uma vaquinha no Kickante. Em 2020, o Organicamente Rango entregou 20 mil quentinhas. Para este ano, a previsão é doar mais 16 mil refeições.


Atendimento (presencial e delivery):


Segunda à quarta-feira: das 11h às 17h


Quinta e sexta-feira: das 11h às 15h


Sábado: das 11h às 16h


Contato:


Site: www.instagram.com/organicamenterango


Telefone: (11) 98593-8057


2. Frango Cheff


Cíntia Machado é moradora do Morro do Alemão, comunidade do Rio de Janeiro (RJ), e proprietária do restaurante Frango Cheff. Ela começou sua trajetória vendendo quentinhas, caldos e churrasquinho em uma barraquinha na rua. Com o sucesso, passou para um food truck e, depois, para um ponto fixo. Hoje, o carro-chefe da marca é o frango assado com “tempero de mãe”.


Todo esse afeto é passado não só na comida, mas em ações sociais. Aos domingos, a chef de cozinha distribuí marmitas para moradores de rua da cidade carioca. Para contribuir com a iniciativa, basta enviar uma mensagem pelo Direct do Instagram do restaurante.


Atendimento (presencial e delivery):


Quarta-feira à domingo: das 10h às 15h


Contato:


Site: www.instagram.com/ofrangocheff


Telefone: (21) 99648-0469


3. Tropeiro Gastrô Gourmet


Todo o conceito por trás deste restaurante é um ato de resistência. Mesmo vencendo o Prêmio Dólmã, considerado o Oscar da gastronomia, a chef Helen Braz insiste em manter o restaurante na periferia de Campo Grande (MS). Para ela, é uma forma de fortalecer a economia da região e oferecer uma boa alimentação para os moradores, indo além das lanchonetes e dos espetinhos.


Assim, ela passou a ser conhecida na região como “Rainha das Quentinhas”. Todo dia, Helen prepara marmitas com uma pegada gourmet. Os ingredientes não têm conservantes ou aditivos. Os valores são para lá de camarada – não passando de R$ 20 – e não há taxa de entrega no raio de 2km. Dentre os principais pratos da casa, estão a feijoada e o filé de frango à Cordon Bleu.


Atendimento presencial:


Sexta-feira e sábado: das 11h às 13h30


Delivery:


Segunda-feira: das 11h às 13h30 e das 19h às 23h30


Terça à sexta-feira: das 11h às 13h30


Sábado: das 11h às 15h30


Contato:


Site: www.instagram.com/tropeirogastrogourmet


Telefone: (67) 99284-1515


*Por conta da pandemia de covid-19, os horários de atendimento presencial podem sofrer alterações; confira com o restaurante antes de sair de casa


Crédito das imagens:


Frango Cheff – Instagram/@ofrangocheff








20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo