Como oferecer uma ótima experiência para o cliente no seu restaurante


O setor de alimentação fora do lar continua em crescimento e investir na experiência do cliente é primordial para se diferenciar dos concorrentes e impulsionar as vendas.


O comportamento de compra do consumidor está sempre mudando de acordo com novas tendências, ou seja, a fome já não é mais um motivo que o faz sair de casa.


Afinal, eles podem pedir uma refeição por delivery e receber onde estiverem.


Da decoração até o tipo de música que toca no restaurante, tudo contribui para promover uma boa experiência ao cliente enquanto ele saboreia sua refeição.


Mas você sabe como fazer isso?


Confira algumas dicas essenciais neste artigo:


Personalize o ambiente


Os cinco sentidos do cliente precisam estar em harmonia, ou seja, por mais gostosa que seja a comida do seu restaurante, é impossível apreciá-la se o restante das sensações daquele ambiente forem desagradáveis.


Por exemplo, se o seu restaurante é frequentado com frequência por famílias, que tal incluir algumas mesas grandes no espaço e confortáveis para acomodar a todos?


Agora, se é comum você receber grupos de amigos em momento de curtição, um ambiente mais jovem, com luzes baixas, música e cartazes temáticos pode ser mais adequado.


São quatro fatores essenciais nessa área que precisam de atenção e fazem toda a diferença:


  1. Iluminação

  2. Cores

  3. Cheiro

  4. Decoração

Conheça o público


Muitos donos de restaurantes passam grande parte do tempo sem conversar diretamente com os seus consumidores para realizar pesquisas de satisfação ou pedir sugestões de melhorias.


No ramo da alimentação é mais que necessário separar pelo menos uma noite da semana para interagir com as mesas, ouvir opiniões e entender as necessidades do público.


Isso faz toda a diferença na experiência do cliente em seu estabelecimento.


Pessoas gostam de se relacionar com outras pessoas, e não com marcas.


Interação online e offline


De nada adianta o seu restaurante oferecer uma experiência única através das redes sociais, mas pessoalmente, promover algo completamente diferente.


É por isso que se torna extremamente importante que todos os departamentos do seu restaurante estejam conectados com o mesmo objetivo: colocar a satisfação do cliente em primeiro lugar.


Outro fator a ser considerado, é o de sincronizar todas as vias.


Nada adianta, por exemplo, se você oferecer uma promoção no ponto de venda e esquecer das redes sociais, e vice e versa.


É preciso ficar atento a esses pontos!


Agilize o processo


Nada melhor para um cliente do que encontrar o que deseja rapidamente não é?


Então, não complique demais o cardápio e a comunicação visual do seu restaurante.


Invista em soluções que modernizem seus processos e promovam a autonomia do consumidor, como o cardápio QR Code, o botão na mesa para solicitar o garçom ou um aplicativo com promoções exclusivas.


O mesmo vale para o pagamento: muitas vezes, o simples fato de poder pagar a conta sem levantar da mesa faz com que os clientes saiam do estabelecimento ainda mais satisfeitos.


Resumindo os tópicos citados acima: ambiente agradável, bom serviço, poucas filas e estacionamento de fácil acesso, são características que o seu estabelecimento deve oferecer aos clientes.


Isso te diferenciará dos demais, fazendo o consumidor escolher o seu restaurante antes de qualquer concorrente.


Conheça a 3chefs


Agora que você já compreendeu os aspectos importantes na experiência do cliente, que tal fazer um planejamento para tornar a sua gestão de atendimento otimizada?


Conheça a 3chefs, plataforma 100% segmentada do setor alimentício que une as melhores soluções para donos de restaurantes em três áreas exclusivas: Prestador de serviços e Fornecedores, Produtos e Classificados.


O cadastro é gratuito, basta clicar aqui.









36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo